GSW | RFE - Tenneco Automotive

logo tenneco s

Com um processo de entrada de NF-e moroso e suscetível a erros, a empresa buscou uma solução segura para otimizar processos, tempo e recursos.
A Tenneco Automotive optou pela solução de automação de entrada físico e fiscal de DF-e da GSW Soluções Integradas, em função da flexibilidade e da confiabilidade da equipe. Com o conhecimento técnico da GSW, esta nova funcionalidade no SAP foi implementada, agilizando o processo de entrada de NFe. Os departamentos Planejamento, Compras, Portaria, Almoxarifado e Fiscal foram beneficiados com esta nova ferramenta.

Leia mais:GSW | RFE - Tenneco Automotive

3M

SUMÁRIO EXECUTIVO

A GSW, empresa referência no desenvolvimento de soluções em Tecnologia da Informação, oferece a seus clientes sistemas completos de TI que proporcionam melhorias significativas para o dia-a-dia do negócio. Alinhada ao que há de mais novo na tecnologia de desenvolvimento e gestão de software, a GSW desenvolve sistemas customizados sob as mais modernas tecnologias disponíveis no mercado, tais como: ABAP (SAP), Netweaver/ XI, Dot Net, C/C#, Visual Basic, Web Development, Lotus Notes, JAVA, RPG, Cobol, PL/SQL, Progress, SharePoint, Ajax, Javascript. O case de sucesso a seguir apresenta o Projeto Relato Automático de Produção desenvolvido sob o ERP BCPS em AS/SET, utilizada no ambiente da 3M.

Histórico do Projeto
A fábrica de Abrasivos da 3M do Brasil, situada em Sumaré/SP, tinha a necessidade de substituir o processo de lançamento e registro de dados em duas unidades de produção, uma vez que toda entrada de informações era feita manualmente pelos responsáveis de cada turno. Para isso, foi desenvolvido o projeto piloto "Relato Automático de Produção" com o objetivo de suportar todo o processo de coleta de dados nas linhas de produção REAMER1 e REAMER2 bem como processar os relatos de materiais (itens produzidos e usados) e tempos (preparação, máquina e mão de obra) de forma automática e integrada ao ERP da empresa.

 

Objetivos do Projeto

  • Automatizar o processo de coleta e processamento de dados de produção
  • Tornar mais ágil o processo de relato de produção
  • Assegurar a confiabilidade nos relatórios de produção, evitando possíveis erros de digitação ocasionados quando o processo era realizado de forma manual

Solução Implementada
Desenvolvimento do sistema integrado ao ERP/BPCS

A 3M
A 3M é uma companhia de tecnologia diversificada com vendas globais de US$ 23 bilhões em 2009 e operações em mais de 65 países, onde mantém 75 mil funcionários. É reconhecidamente uma empresa inovadora e líder em Pesquisa & Desenvolvimento, que combina mais de 40 plataformas tecnológicas para atender diversos mercados.

Há 64 anos no Brasil, a empresa reúne cerca de 3.800 funcionários em quatro unidades industriais no interior paulista – Sumaré, Ribeirão Preto, Itapetininga e Mairinque – e uma em Manaus (AM). Além disso, detém o controle da Abzil (São José do Rio Preto/SP), fabricante de produtos ortodônticos, e da Incavas Indústria de Cabos e Vassouras (Bom Princípio/RS), produtora de insumos e acessórios para limpeza doméstica. A operação brasileira registrou faturamento de R$ 2 bilhões em 2009.

A empresa é comprometida com o exercício de sua responsabilidade social, buscando incentivar ações de cidadania junto a funcionários, fornecedores, clientes e também por meio do Instituto 3M de Inovação Social.

Desafio
A unidade de Abrasivos - Conversão de Lixas da 3M é responsável pela transformação de jumbo de lixa das mais diversas gramaturas em pacotes de lixas cortadas e embaladas.
Para executar esse trabalho, a unidade conta com cortadeiras da GE nas linhas de produção. Essas máquinas têm sensores que medem a quantidade de material usado ao longo do processo via um software nativo do equipamento.

A partir deste cenário, existia o importante desafio de integrar os dados coletados pelas cortadeiras REAMER que eram enviados para um banco de dados SQL Server aos sistemas de controle e planejamento (BPCS) locais da 3M Abrasivos. "Para resolver essa questão, nossa estratégia foi automatizar o processo de coleta e processamento de dados de produção, atualizando os dados diretamente do ERP, o que facilitaria o controle de estoque e daria mais visibilidade das informações relacionadas as duas linhas produtivas", explica Sérgio Luiz Oliveira, especialista de TI da 3M e responsável pelos aspectos de tecnologia do projeto.

Cenário anterior ao Projeto Relato Automático de Produção
Antes da implementação da solução de automatização de relato de produção e sua respectiva integração com o ERP da 3M, os operadores das unidades despendiam boa parte do tempo na atividade de relato de produção.

Os controles do processo de manufatura tais como os relatórios de materiais e tempo, que envolvem os dados sobre os itens produzidos x itens usados, durante a fabricação das lixas bem como as informações sobre preparação da produção, máquinas e mão-de-obra eram registradas de forma manual, o que tornava o processo de geração de relatos mais lento e suscetível a possíveis erros de digitação, ocasionando inconsistência nos dados.

Isto trazia morosidade ao processo e não proporcionava uma visão atualizada das informações do estoque, fazendo com que alguns relatos de produção fossem postergados, o que prejudicava a visibilidade real do estoque.

Em casos de problemas, os trabalhos de digitação e a correção dos relatos eram administrados pela própria área de Controladoria de Manufatura para correção das distorções.

Com base neste cenário, vislumbrou-se a necessidade de automatizar o processo de relato, visando o aumento de produtividade nas linhas de produção e de confiabilidade das informações digitadas.

PRINCIPAIS BENEFÍCIOS

  • Aumento de produtividade
  • Aperfeiçoamento do inventário
  • Melhoria na rastreabilidade das informações de manufatura
  • isponibilização de novos KP'is (key Performace Indicators)

Liguagem/Plataforma de Desenvolvimento

S/SET, AS/400

Indústria

Tecnologia

Site

www.3m.com.br

O Projeto


No 2º semestre de 2009, a equipe responsável pelo projeto de automação dentro da 3M, buscou a GSW, empresa parceira há mais de dez anos, já tendo atuado em cerca de 220 projetos de TI da empresa, para desenvolver um sistema capaz de suportar o processo de coleta automática de dados das duas linhas de produção, processando os relatos de materiais e tempos automaticamente no ERP.

Com a experiência no desenvolvimento de soluções completas de TI, a GSW possuía conhecimento do ambiente e dos processos internos da 3M. Esse know how somado a sua experiência em projetos relacionados à produção foi fundamental para que a empresa executasse todo desenvolvimento e acompanhamento do processo de implementação da nova solução na 3M, atuando desde a etapa de análise e especificação dos requisitos do sistema até o desenvolvimento da ferramenta e suas interfaces de integração com o ERP bem como a realização dos testes e dos treinamentos para equipe de operação.

Tendo a responsabilidade pela integração da automação com o ERP 3M, a GSW teve a missão de estruturar uma solução para integrar os dados coletados nas linhas produtivas por meio de mecanismos implantados utilizando o software SCADA (Supervisory Control and Data Acquisition) e leitura de código de barras implantado em formulários específicos (Especificação de Produção/Identificação de Materiais) no ERP. Tal sistema facilitou o controle (baixa) de material consumido, acompanhando os dados da produção do produto acabado e o tempo de produção do material.

Para manipular a solução desenvolvida, os operadores das duas linhas de produção envolvidas no processo participaram de um treinamento para capacitação no uso do novo sistema.

O projeto contou com o trabalho conjunto das áreas de Manufatura, Finanças, IT, Engenharia e Six Sigma.

 

Benefícios


O principal benefício da solução implementada foi a automatização do processo de apontamento de tempo e produção, o que eliminou a intervenção manual e possíveis falhas na coleta de dados.

A solução trouxe um ganho de produtividade para a 3M. "Reduzimos 40% do tempo gasto com o relato e, agora, temos o inventário atualizado com base em dados consistentes, o que facilita a rastreabilidade das informações de manufatura", complementa Oliveira.
Com esse novo sistema, a unidade pode disponibilizar novos KPI's (Key Performance Indicators) para avaliar/acompanhar o processo de produção existente.

Próximos passos:
O projeto "Relato Automático de Produção" gerou melhorias significativas para a unidade de Abrasivos pela 3M. "Esperamos replicar a iniciativa em outras linhas de manufatura da empresa com o intuito de melhorar a produtividade da organização como um todo por meio de sistemas de TI capazes de integrar nossos dados, facilitando a gestão das linhas de produção", conclui Oliveira.

 

Olá, Tudo Bem?
Se precisar estamos a disposição.

Receba nossa newsletter

Fique tranquilo não enviamos e-mails em excesso.

Nome
E-mail
Assunto
Selecione

  • Desenvolvimento de Sistemas
  • SAP Solution Center
  • Gestão Tributária
  • Comércio Exterior
  • BPO Tributário
  • CRM & Mobile