Visão além do alcance

A FÁBRICA DE ABRASIVOS, 3M AUTOMATIZOU PROCESSOS, GANHOU EM PRODUTIVIDADE E CONTA COM DADOS CONFIÁVEIS PARA APOIAR AS DECISÕES DE NEGÓCIO

Uma das corporações que, no Brasil, colecionam os resultados da aplicação do conceito de big data é a 3M, fábrica de abrasivos localizada em Sumaré, São Paulo. “Tudo começou, há dois anos, quando a empresa decidiu substituir o processo de entrada de dados e armazenamento em duas unidades de produção, até então realizada manualmente, em cada turno”, conta Sérgio Luiz Oliveira, especialista em TI na 3M e responsável pelos aspectos tecnológicos do projeto.

“Isso fazia com que o processo, moroso, não fornecesse visão atualizada dos dados do inventário e constantes atrasos na finalização dos relatórios, que nem sempre refletiam o inventário real”, reconhece o executivo. O desafio, então, segundo ele, comprado pela GSW Soluções Integradas, foi automatizar a produção, coleta e processamento dos dados armazenados no SQL Server, de apoio ao planejamento de negócios e sistemas de gestão (BPCS) na unidade 3M Abrasivos. “E fizemos isso diretamente no ERP, o que tornou o controle de inventário mais fácil e permitiu melhor visibilidade dos referentes às duas linhas de produção”, explica Oliveira.

A integradora conhecia o ambiente de TIC e processos da empresa. O know-how, combinado com a experiência na produção de projetos relacionados, foi essencial para a integradora executasse todo o desenvolvimento e acompanhamento da implementação da solução nova da 3M, incluindo a análise e especificação de requisitos de sistema para o desenvolvimento de ferramentas e interfaces de integração com o sistema ERP, bem como testes e treinamentos para a equipe de operação.

A GSW integrou o ERP 3M e estruturou a solução para integrar todos os dados coletados a partir das linhas de produção através de mecanismo implementado usando software SCADA (Controle de Supervisão e Aquisição de Dados) e leitura de código de barras implementado em formulários específicos (Especificação de produção/Identificação de Materiais) no sistema ERP. Isso facilitou o controle de materiais consumidos, o monitoramento dos dados de produtos acabados e do tempo de fabricação do produto.

O resultado da reforma, que mobilizou equipes das áreas de fabricação, finanças, TIC e engenharia, foi o imediato aumento da produtividade, melhoria dos processos de inventário e rastreabilidade dos dados da manufatura e um novo KPIs (Key Performance Indicators), diz Oliveira. “O principal benefício foi a automação de processos, com ganho de produtividade, mediante eliminação das intervenções manuais e falhas na coleta de dados. Nós reduzimos 40% do tempo gasto no trabalho de inserção dos dados e agora temos o inventário atualizado com dados consistentes, confiáveis”, comemora o executivo, que também destaca o fato de a 3M ter cunhado linguagem própria de desenvolvimento/plataforma, com base no sistema AS/SET AS/400, e que, agora, torna mais ágil e eficaz o processo de gestão das informações.

De origem norte-americana, a 3M é uma empresa de US$ 23 bilhões, com operações em mais de 65 países e 75 mil funcionários. Presente no Brasil há 64 anos, aqui, emprega cerca de 3.800 funcionários em quatro unidades industriais na área interior de São Paulo: Sumaré, Ribeirão Preto, Itapetininga e Mairinque, além de outra em Manaus (AM). E fatura, por ano, mais de R$ 2 bilhões. A 3M também controla a Abzil (São José do Rio Preto / SP), fabricante de produtos or-todônticos, e Indústria de Cabos e Incavas Vassouras (Bom Princípio, RS), fabricante de produtos de limpeza doméstica.

Fonte: Revista Decision Report, edição 24

Olá, Tudo Bem?
Se precisar estamos a disposição.

Receba nossa newsletter

Fique tranquilo não enviamos e-mails em excesso.

Nome
E-mail
Assunto
Selecione

  • Desenvolvimento de Sistemas
  • SAP Solution Center
  • Gestão Tributária
  • Comércio Exterior
  • BPO Tributário
  • CRM & Mobile