Gerindo Riscos: a importância do prazo de retorno sobre o investimento

Mais do que nunca, as organizações têm se preocupado com a análise dos impactos dos investimentos em Tecnologia da Informação.

Mais do que nunca, as organizações têm se preocupado com a análise dos impactos dos investimentos em Tecnologia da Informação. Pressões econômicas, aliadas a anos de pesados gastos com TI sem a demonstração de retornos claros, obrigaram as corporações a encurtarem suas rédeas e justificarem melhor e de forma mais clara cada centavo investido.

Os tomadores de decisões da área financeira e de tecnologia precisam de métricas e medidas confiáveis para garantir que a TI agregue impactos positivos à organização. E para que isso seja mensurado, e não caiam nas armadilhas, as empresas passaram a apostar na metodologia de cálculo de ROI – Retorno sobre Investimento, que possibilita avaliarem cada investimento de uma maneira consistente sobre outros investimentos não relacionados à tecnologia. Em adição à medição de seus projetos ao longo de seus ciclos de vida, as organizações utilizam técnicas específicas para o dimensionamento de seus projetos de TI, habilitando-as a comparar e priorizar projetos baseado em seus riscos e retorno.

ROI APLICADO A GESTÃO DA EMPRESA
Segundo Flávia Andréa Zappelini Cioni, professora de pós-graduação da FAAP São José dos Campos, o ROI é uma ferramenta analítica utilizada para compreender como está o desempenho de uma empresa a partir de suas informações gerenciais. “Através do ROI, a empresa consegue medir sua eficiência global quanto a obtenção de lucro, com os ativos ou bens disponíveis. E quanto maior for o ROI, melhor o desempenho da empresa”, afirma.

O ROI proporciona às empresas condições de monitorar o desenvolvimento das operações ou gestão, sob uma perspectiva econômica. Visto como um indicador financeiro, este cálculo deve ser utilizado no planejamento estratégico, avaliando se a organização está saudável, se houve crescimento, estagnação, ou mesmo perda de valor no intervalo de tempo analisado.

“Por ser relativamente simples, tanto no cálculo como no entendimento, o ROI apresenta a possibilidade de ser um diferencial setorial para análise, principalmente pela facilidade e disponibilidade de informações. Por isso ele é tão importante nesse ambiente competitivo”, completa Flávia. E também é amplamente utilizado pelas empresas, pois o ROI pode ainda comparar os desempenhos de eficiência global de seus concorrentes, como uma análise de benchmarking, e se necessário, redirecionar o planejamento estratégico.

A metodologia de ROI apresenta algumas limitações que devem ser levadas em consideração, mas não são consideradas como risco. Como, por exemplo, quanto aos critérios contábeis. “Alguns resultados podem ser obtidos por motivos contábeis e não estão ligados a eventos econômicos. Por exemplo, as contas contábeis ‘depreciação’ e ‘provisão’ podem ter diferentes tratamentos em termos gerenciais, influenciando nos resultados numéricos e, consequentemente, na tomada de decisão”, completa.

DESAFIOS
Você pode não desejar mudar para uma nova tecnologia - mas seu competidor pode. No atual ambiente de mercado, adotar aplicações com longos prazos de retorno influencia de forma negativa a habilidade corporativa de reação rápida às oportunidades trazidas pela nova tecnologia. “Neste sentido, o ROI deve ser atrelado ao propósito da organização, objetivo, missão e valores e também deve ser compreendido por todos, para garantir direcionamento aos profissionais”, diz Flávia.

Além de toda sua flexibilidade, o ROI também deve ser um indicador obtido de forma participativa, com profissionais atuando na sua definição e validação e ainda de ser factível e motivador, já que são as pessoas na organização que irão desenvolver suas atividades e proporcionar os resultados esperados.

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