Benchmarking: melhores práticas em busca de competitividade

Ferramenta auxilia no aperfeiçoamento das organizações.
Cada vez mais utilizado pelas empresas como o principal caminho para o aumento da competitividade através de comparações com os seus grandes concorrentes, o benchmarking vai muito além da simples identificação das melhores práticas.

 

Ferramenta auxilia no aperfeiçoamento das organizações

 


Cada vez mais utilizado pelas empresas como o principal caminho para o aumento da competitividade através de comparações com os seus grandes concorrentes, o benchmarking vai muito além da simples identificação das melhores práticas.

Segundo Flávia Cioni, professora de pós-graduação da FAAP – Fundação Armando Álvares Penteado e especialista em benchmarking, esta ferramenta analisa geralmente empresas líderes em seus setores, reconhecidas e que apresentam as melhores práticas no mercado. “O benchmarking é um processo estruturado para avaliar, entender, medir e comparar as práticas empresariais. Com ele podemos analisar produtos, serviços, processos e funções organizacionais. É uma ferramenta de aprendizado e um veículo para estimular mudanças na organização”, diz Cioni.

Porém, para a realização de um benchmarking eficaz é necessário seguir alguns passos. “Podemos destacar como primeiro passo a maturidade organizacional e objetivo da empresa. A empresa que fará o benchmarking precisa estar aberta a aprender e promover a mudança necessária para melhorar seu desempenho e assim definir o objetivo do estudo”, afirma a especialista.

Como segundo passo, é necessário montar uma equipe qualificada para realizar o planejamento e coleta de informações, definir o problema e identificar os possíveis parceiros. “Entende-se que uma equipe capacitada terá prática e orientação para buscar a causa raiz do problema”, completa.

Após esse processo, é preciso passar pelo planejamento e coleta de dados além da observação e análise, para que seja finalizado o último passo promovendo a adaptação das informações obtidas e atingindo a melhoria buscada.

Mas como toda ferramenta, o benchmarking tem seus prós e contras. “Como prós, podemos dizer que ele promove um rápido crescimento para a empresa”, diz Cioni. Já como contra, a especialista destaca que inúmeras empresas buscam copiar ao invés de adaptar o exemplo ao seu contexto.

Sem dúvida as vantagens são mais numerosas que as desvantagens. No entanto, deve-se também ser levado em conta que inúmeras empresas negam ou distorcem dos dados, porque não querem que outras empresas atinjam as melhorias, por exemplo.

É importante destacar ainda que o benchmarking apóia a definição de estratégias de uma empresa também através do abreviamento de tempo do aprendizado da organização, com a implementação de experiências de sucesso em busca de maior competitividade. Assim, ele posicionará a empresa de forma mais adequada no mercado. “Estes resultados contribuem para uma análise profunda das estratégias organizacionais e para a readequação ou redirecionamento dos investimentos mercadológicos, sempre levando em consideração o novo cenário e as existências do mercado”, finaliza Cioni.

O mapeamento do benchmarking pode ajudar a alimentar o processo de análise estratégica estimulando mudanças na organização. “Através da observação dos concorrentes ou de outras indústrias, podemos adaptar as melhores práticas, idéias bem sucedidas e implementar aperfeiçoamentos. É com isso que teremos a real noção do caminho certo que a organização deverá seguir”, diz a especialista.

E de que forma? O benchmarking pode se enquadrar na análise SWOT, “Esta análise nos permite ter uma melhor percepção de onde estão os pontos fracos e pontos fortes da organização frente aos seus concorrentes, assim como pontos importantes que representem oportunidades ou ameaças ao sucesso de sua estratégia”, completa Cioni.

Newsletter: Edição 004 – Ano 2010

Leia Também:

Olá, Tudo Bem?
Se precisar estamos a disposição.

Receba nossa newsletter

Fique tranquilo não enviamos e-mails em excesso.

Nome
E-mail
Assunto
Selecione

  • Desenvolvimento de Sistemas
  • SAP Solution Center
  • Gestão Tributária
  • Comércio Exterior
  • BPO Tributário
  • CRM & Mobile