Aproveite melhor o seu tempo e ganhe mais qualidade de vida

img3A célebre frase do cientista e estadista americano Benjamin Franklin, “Tempo é dinheiro”, nunca foi tão pronunciada como nos dias de hoje. É como se perdêssemos uma moedinha por cada segundo passado e não aproveitado.

Em nossa sociedade contemporânea, na qual as pessoas acumulam inúmeras atividades profissionais e compromissos pessoais, o tempo tornou-se artigo de luxo: raro, caro e motivo de preocupação. A perigosa combinação entre o aumento dos compromissos e a redução do tempo ocioso tem sido a responsável por inúmeros malefícios à saúde, causando também prejuízo nos relacionamentos...

img3A célebre frase do cientista e estadista americano Benjamin Franklin, “Tempo é dinheiro”, nunca foi tão pronunciada como nos dias de hoje. É como se perdêssemos uma moedinha por cada segundo passado e não aproveitado.

Em nossa sociedade contemporânea, na qual as pessoas acumulam inúmeras atividades profissionais e compromissos pessoais, o tempo tornou-se artigo de luxo: raro, caro e motivo de preocupação. A perigosa combinação entre o aumento dos compromissos e a redução do tempo ocioso tem sido a responsável por inúmeros malefícios à saúde, causando também prejuízo nos relacionamentos interpessoais e no desempenho profissional.

Você vive reclamando que não tem tempo? Saiba que você pode mudar de idéia, fazendo alguns ajustes na forma de lidar com as horas.

O primeiro passo é identificar e evitar atitudes que roubam nosso tempo. De acordo com José Domingos Zanco, professor e consultor empresarial da Escola de Gerentes*, são muitos os fatores que minam a nossa eficácia e comprometem nossas metas, causando-nos um grande estresse. Conheça alguns vilões do tempo nas empresas e saiba como combatê-los:

- Uma comunicação deficiente pode surgir quando responsabilidades não são definidas de forma adequada. A receita para os profissionais, principalmente os que ocupam cargos de liderança ou são multiplicadores de informações, é distribuir tarefas e permitir autonomia, ser o mais claro possível, dar espaço para que o interlocutor pergunte se tiver dúvidas, checar se a informação apresentada foi entendida corretamente, fornecer dados seguros para promover ações imediatas e tomadas de decisão consistentes.
É importante lembrar que toda delegação deve ser bem planejada e acompanhada de perto. Caso o colaborador delegado cometa erros, cabe ao gestor corrigi-lo de forma construtiva, porém assertiva, a fim de manter a motivação do profissional e a qualidade dos resultados da atividade.

- As reuniões são, muitas vezes, desnecessárias e agendadas sem critério. Duram muito tempo, tornam-se evasivas e não geram resultados. Para torná-las produtivas, agende-as com antecedência, convoque apenas as pessoas diretamente envolvidas com o tema, defina e divulgue a pauta, determine horário de início e término, obedeça à pauta e busque objetividade, não permita interrupções externas, tire conclusões e determine ações práticas, faça ata ou memorando com resumo do assunto tratado e colha a assinatura dos participantes.

- O telefone e o celular, imprescindíveis na vida moderna, formam a maior dupla de vilões causadores das interrupções. Você pode minimizar, e muito, esse desperdício de tempo, ao reservar horários para fazer e receber ligações, munir-se previamente de informações e preparar-se para cada uma das ligações, desligar o aparelho quando estiver realizando tarefas que exijam concentração e gravar uma mensagem personalizada no correio de voz.

- O e-mail substitui o telefone com objetividade, entretanto, quando utilizado sem critério, gera mais perda de tempo. Para gerenciá-lo melhor, instale um serviço antispam, responda de imediato as mensagens recebidas ou determine um tempo máximo para fazê-lo, intitule as mensagens, organize pastas para arquivamento, utilize um corretor ortográfico e tenha uma assinatura eletrônica.

Para o consultor Zanco, além de evitar os fatores que contribuem para a perda desnecessária de tempo, é fundamental aprender a planejar a agenda estrategicamente, relacionando as tarefas do dia a dia por prioridade, de forma a conciliar e manter um equilíbrio saudável entre a vida profissional e particular. Adotar atitudes como essas vai torná-lo um melhor administrador do tempo, incrementando a produtividade no trabalho e aumentando sua qualidade de vida.


* A Escola de Gerentes, localizada na cidade de Americana – SP, realiza consultoria organizacional, pesquisa e coaching, treinamento e desenvolvimento com foco na educação corporativa. Seus principais clientes incluem Santander, Bradesco, IBM, Honda, DHL e Caterpillar.

Newsletter: Edição 003 – Ano 2010

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