Desenvolvimento de Software - SCRUM

Metodologias de desenvolvimento evitam falhas na elaboração de projetos

As metodologias para desenvolvimento de software têm passado por muitas mudanças nos últimos anos. Os métodos tradicionais já não apresentam as qualidades e facilidades necessárias para a alta competitividade, abrindo as portas para outros tipos de metodologia, denominadas ágeis.

Metodologias de desenvolvimento evitam falhas na elaboração de projetos

As metodologias para desenvolvimento de software têm passado por muitas mudanças nos últimos anos. Os métodos tradicionais já não apresentam as qualidades e facilidades necessárias para a alta competitividade, abrindo as portas para outros tipos de metodologia, denominadas ágeis.

Essas metodologias oferecem total flexibilidade, e se adaptam melhor as mudanças, atuando com times cada vez mais alto gerenciáveis. Neste contexto o desenvolvimento dos projetos é feito em curtas etapas, resultando menor tempo e entregas rápidas com valor de negócio para o cliente. e aproximam a equipe de tecnologia da informação ao usuário final. Com este tipo de processo, a homologação dos projetos é feita em etapas, resultando menor tempo e rápidas alterações. Dentre essas metodologias ágeis, destaca-se o SCRUM, desenvolvido para Gerenciamento de Projetos. Esse é um processo de desenvolvimento interativo e incremental, e que tem seu melhor desempenho em projetos complexos.

Segundo Leandro Mesquita da Silva, Gerente de Projetos da GSW Soluções Integradas, o SCRUM é focado em pessoas e suas interações, e tem seus pontos focais baseando-se no empirismo, foco nas entregas de software pronto, equipes alto gerenciadas, contrato de negociação de escopo aberto, cooperação do cliente entre outras. O SCRUM é baseado no que chamamos de Sprint, que são interações da fase do desenvolvimento, seguindo um ciclo e focando a entrega do software pronto. Essa interação é definida sempre num prazo de 15 a 30 dias.

Além disso, ele é reconhecido por valorizar a comunicação e a colaboração entre todos os envolvidos no projeto, focando no rápido retorno do investimento e na qualidade. Com ele, o cliente e equipe de desenvolvimento estarão muito mais preparados para lidar com as mudanças constantes que surgem no dia a dia”, afirma Mesquita.

Dentre as vantagens do SCRUM, está a rápida resposta às mudanças e aumento significativo da produtividade, além de maior gerenciabilidade, já que o cliente consegue alcançar mais resultados e visibilidade, motivação, autoestima, comunicação, cooperação e autonomia. Gigantes como Google, Microsoft e Yahoo! vem obtendo grandes resultados com a utilização da metodologia que, apesar de ter nascido em ambientes de TI, pode ser adequada também para outros tipos de projetos.

Mas o SCRUM também tem seus desafios, como por exemplo, quando não se tem um feedback organizacional, falta de um ambiente de confiança, o uso da metodologia como uma solução sem conhecer o problema antes, a falta de customização da metodologia, a falta de interação entre os profissionais da equipe, falta de profissionais treinados, entre outros.

A base de um SCRUM eficiente parte do Product Owner (ou Proprietário do Produto), responsável pela concepção do sistema e por criar suas funcionalidades e prioridades. Com essas informações se define o sistema e seu objetivo final de negócio. “Através das informações definidas, o sistema é dividido por funcionalidades e suas priorizações. E então partimos para a fase do Sprint, onde criamos as interações para o desenvolvimento das atividades, dividindo tarefas e planejando o tempo”, completa Mesquita. Na sequencia, chega a hora da execução – o desenvolvimento propriamente dito.

E como inserir esta metodologia na cultura da empresa?
“O principal problema no processo de mudança é transformar o comportamento das pessoas. Por isso o SCRUM é implementado sempre de dentro para fora, fazendo com que a metodologia melhore os processos que já vem obtendo êxito e que traga agilidade, motivação e resultados nas novas práticas adotadas. Isso faz com que a mudança de comportamento da equipe seja mais tranquila, baseada na aceitação dos profissionais”, finaliza.

A adaptação seria a palavra mais correta para se inserir o SCRUM na cultura da empresa. A melhor maneira de iniciar essa adaptação é trabalhar a equipe separadamente e aos poucos demonstrando os resultados e os benefícios para a organização. Dessa forma, a implantação completa será um sucesso.

Newsletter: Edição 006 – Ano 2010

Leia Também:

Olá, Tudo Bem?
Se precisar estamos a disposição.

Receba nossa newsletter

Fique tranquilo não enviamos e-mails em excesso.

Nome
E-mail
Assunto
Selecione

  • Desenvolvimento de Sistemas
  • SAP Solution Center
  • Gestão Tributária
  • Comércio Exterior
  • BPO Tributário
  • CRM & Mobile