Terceirização de TI: mais vantagem competitiva

Empresas buscam especialistas enquanto focam operações no core-business.


A terceirização de serviços e de infra-estrutura de Tecnologia de Informação (TI) é uma questão prática e importante que tem sido empregada na rotina das empresas.

Empresas buscam especialistas enquanto focam operações no core-business

A terceirização de serviços e de infra-estrutura de Tecnologia de Informação (TI) é uma questão prática e importante que tem sido empregada na rotina das empresas. Essa é uma das modalidades que mais tem crescido nos últimos tempos. Empresas estão cada vez mais transferindo alguns de seus serviços para prestadores especializados, a fim de diminuir as atividades de suporte e focar as operações no negócio principal.

De acordo com Débora Mariana Ferrara, Coordenadora de Desenvolvimento da GSW, a terceirização é estimulada pela crescente competitividade do mercado, o que exige que as empresas tenham um foco de negócio muito bem definido. "Com a alocação de especialistas de TI, os profissionais da empresa focam-se exclusivamente na realização das atividades de desenvolvimento e crescimento do negócio", observa.

A terceirização da TI também é abordada quando se trata de redução de custos, porém é preciso levar em conta os possíveis riscos de mudanças. Para a especialista, uma das vantagens de terceirizar o setor de informática de sua empresa está em dispor de vários profissionais multidisciplinares para resolver seu problema. Geralmente existe um contrato para garantir a qualidade e pronto atendimento dos serviços.

Dentre os principais resultados está a redução de custos, melhor abordagem de negócio e melhoria da qualidade de serviço prestado. Mas a grande questão é: como escolher os parceiros adequados para fornecer esse tipo de serviço e de que forma é possível medir os resultados?

Débora explica que as empresas devem procurar no fornecedor um parceiro que traga uma vasta gama de habilidades e pontos fortes. “Contratar uma gestão experiente e eficiente de TI garante um maior controle dos processos para que os investimentos convertam-se em credibilidade, e os riscos associados na formação de uma equipe interna sejam reduzidos”, explica.

Segundo ela, uma equipe terceirizada pode desenvolver estratégias, operar novas tecnologias e avaliar continuamente o desempenho das práticas e das pessoas, para garantir agilidade ao contratante. Além disso, deve acompanhar as metas pré-definidas pela organização e otimizar a contribuição da TI para a convergência dos seus objetivos empresariais.

“Acredito que um profissional de TI especializado, consegue atender o cliente de forma mais completa. Esse profissional, por estar fisicamente dentro do cliente, se aproxima de seus processos, metodologia de trabalho, trazendo mais agilidade e qualidade nos serviços”, comenta.

Os projetos podem ser customizados e até mesmo exclusivos. Débora explica que, geralmente o cliente procura um parceiro para um projeto fechado, uma demanda específica. “Optar pela terceirização é realmente vantajoso para as empresas, pois dessa forma não sobrecarregam seus quadros de funcionários e reduzem as despesas com o pessoal efetivo”, diz Débora.

Segundo ela, o trabalho de alocação é gerenciado pelo próprio cliente e avaliação pode ser feita periodicamente.

Newsletter: Edição 004 – Ano 2010

Leia Também:

 

Olá, Tudo Bem?
Se precisar estamos a disposição.

Receba nossa newsletter

Fique tranquilo não enviamos e-mails em excesso.

Nome
E-mail
Assunto
Selecione

  • Desenvolvimento de Sistemas
  • SAP Solution Center
  • Gestão Tributária
  • Comércio Exterior
  • BPO Tributário
  • CRM & Mobile