GSW inaugura SAP Solution Center

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Com objetivo de ampliar a capacidade e a qualidade no atendimento aos clientes por meio de uma solução focada nos sistemas de gestão corporativos, a GSW, empresa de Tecnologia da Informação voltada para o desenvolvimento de sistemas, acaba de inaugurar o SAP Solution Center, célula especializada nos vários módulos SAP para atender às mais diversas necessidades de serviços SAP nas organizações em prol de uma gestão eficiente.

Empresas de TI incorporam prática de testes em seus processos internos para assegurar a entrega de um produto final de qualidade ao cliente.
Ao longo dos anos, a realização de testes durante o processo de desenvolvimento de softwares vem evoluindo e se consolidando com base em padrões reconhecidos internacionalmente.
No princípio, a execução de testes consistia apenas em percorrer um código fonte e corrigir problemas já conhecidos, atividade que era realizada pelos próprios desenvolvedores, não existindo recursos específicos para essa ação. A partir de 1957, essa ideia se ampliou para um processo de detecção de erros de software, executado apenas no final do desenvolvimento.
Dos anos 70 em diante, os testes passaram a ganhar mais importância graças ao conceito de engenharia de software, que foi adotado como padrão pelas universidades e organizações. Em 1979, Glenford J. Myers, produziu um dos primeiros trabalhos “The Art of Software Testing”, no qual definiu que: “Teste é o processo de executar um programa com o intuito de encontrar erros”, apresentando a ideia de que quanto mais cedo se descobre e corrige um erro, menor é o custo para o projeto.
Já nos anos 80, o conceito de “qualidade de software” profissionalizou a execução dos testes, considerando que desenvolvedores e testadores trabalhassem juntos no processo de desenvolvimento, tendo cada fase sua atividade de conferência de modo a garantir que a etapa estava completa.
Hoje em dia, padrões foram consolidados como o CMM (Capability Manuterity Model), elaborado pelo Software Engineering Institute, que é adotado pelas empresas desenvolvedoras de software como modelo de avaliação e testes mais reconhecido mundialmente.
A crescente importância com testes e padrões de qualidade tem se refletido atualmente nas mais diversas organizações, que, em busca de alcançar a eficiência na gestão e na operação para se manterem competitivas no mercado, estão se apoiando cada vez mais na tecnologia visando a redução de custos e mais agilidade nas decisões.
Com isso, o aumento da dependência tecnológica das companhias que têm suas operações internas suportadas por sistemas informatizados está configurando um novo cenário, no qual os riscos de um mau funcionamento no processo de software pode impactar de forma significativa o negócio.
Para minimizar esses riscos, as empresas de TI vêm atuando com base num processo de qualidade de software que integra sua estratégia corporativa em prol do pleno atendimento às necessidades de seus clientes finais, usuários dos mais diversos sistemas.
A aplicação dos testes de software faz parte deste processo por meio do qual é possível garantir a qualidade do produto em conformidade com o que foi especificado no projeto.  Para isso, ao realizar testes nos sistemas desenvolvidos, as empresas adotam como prática de sucesso que os testes sejam efetuados por uma equipe específica e não pelo grupo de desenvolvimento.
“A forma de pensar utilizada durante os testes é diferente da utilizada durante o desenvolvimento. Muitas vezes, os desenvolvedores concentram-se apenas no caso de sucesso para determinada situação e deixam de implementar alguma funcionalidade ou regra de negócio que foi especificada. Por isso, a separação da atividade de teste para um testador é feita para focalizar o esforço. Testadores têm certo grau de independência, o que muitas vezes representa uma forma eficiente de encontrar defeitos e falhas”, explica Danielle Souza Guimarães, Analista de Teste da GSW.
Alinhadas a essa realidade, cada vez mais empresas de TI têm migrado a realização de testes de uma tarefa secundária para etapa crucial de seu processo interno. “Penso que a dificuldade em implantar um setor de testes está relacionada à cultura e à resistência da empresa, que acredita desenvolver da melhor forma e conforme as necessidades do cliente. No entanto, assim como o desenvolvimento, o teste também deve fazer parte do ciclo de vida do software”, complementa Danielle.
Para Luiz Alberto, Professor de Engenharia de Software da PUC Minas (campus Poços de Caldas) e Consultor da empresa Affirmare TI, esse cenário se confirma. “A atividade de desenvolvimento de software é essencialmente humana e, como tal, sujeita a muitos erros ou enganos. Sem dúvida, uma das formas mais eficientes de se encontrar erros inseridos durante o desenvolvimento ou manutenções no software é a realização de testes. Minha percepção como professor, consultor e desenvolvedor é que o teste vem se tornando a cada dia mais popular nas organizações. O desejo de reduzir as falhas no software e os impactos negativos trazidos por eles têm motivado o aumento no uso dos testes pelas empresas”.
Na GSW, empresa de Tecnologia da Informação com foco no desenvolvimento de sistemas, por exemplo, a área de testes é recente e foi estruturada em 2010. Atualmente, a equipe conta com dois colaboradores que elaboram casos de testes e os realizam efetivamente. “Defeitos encontrados durante a execução dos testes são reportados para a equipe de desenvolvimento. Os testes são executados desde o início do projeto e não apenas no final. Em cada sistema testado, aprendemos novas lições que nos permitem aprimorar o processo de modo a prevenir reincidências de erro e melhorar a qualidade de sistemas futuros”, conta Danielle.
Dicas :: Melhores práticas para realização de testes de software
1. Recrute profissionais detalhistas, metódicos e pacientes. Procure pessoas que também saibam codificar.
2. Reúna no mesmo espaço testadores e desenvolvedores para aprimorar a comunicação entre dois grupos.
3. Monte uma estrutura de hierarquia independente. A função de teste não deve reportar a nenhum grupo que é avaliado por cumprir prazos ou manter baixos os custos de um projeto.
4. Dedique testadores a sistemas específicos.
5. Proporcione treinamento em negócio.
6. Permita que usuários da área de negócio também testem para assegurar que os sistemas que TI está desenvolvendo sigam as especificações.
7. Envolva o grupo de operações de rede para lhes dar a chance de ensaiar uma implementação antes que um sistema entre em produção, garantindo que a implementação real transcorrerá sem sobressaltos.
8. Crie um laboratório que reproduza seu ambiente de negócio.
9. Desenvolva testes durante a fase de requisitos. A metodologia ágil recomenda que se deve testar continuamente, do início ao fim do projeto.
10. Aplique particionamento de classe de equivalência, técnica que os testadores usam para identificar requisitos funcionais adicionais que analistas e usuários da área de negócio talvez não tenham observado ou comunicado.

Nova célula oferece serviços especializados para atendimento às mais diversas demandas de SAP das organizações.

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Com objetivo de ampliar a capacidade e a qualidade no atendimento aos clientes por meio de uma solução focada nos sistemas de gestão corporativos, a GSW, empresa de Tecnologia da Informação voltada para o desenvolvimento de sistemas, acaba de inaugurar o SAP Solution Center, célula especializada nos vários módulos SAP para atender às mais diversas necessidades de serviços SAP nas organizações em prol de uma gestão eficiente.

“Uma parcela significativa de nossos clientes já atuava com SAP. Por conta disso, decidimos entrar neste mercado de forma consistente e estruturada, investindo na criação do SAP Solution Center”, conta Luiz Fernando Pastorelli, Diretor Administrativo da GSW.

Por meio de processos de gestão maduros e uma equipe de profissionais altamente qualificada e certificada, o SAP Solution Center, inaugurado em janeiro de 2012, oferece consultoria especializada, projetos, fábrica de desenvolvimento, alocação de profissionais, treinamento, Help desk, entre outros serviços, destacando-se pela flexibilidade em atender diferentes estratégias de manutenção e evolução do sistema de gestão das companhias.

“Percebemos que muitas empresas do Vale do Paraíba estavam insatisfeitas com seus fornecedores SAP por considerarem o serviço de baixa qualidade e por atuarem com consultores que têm pouco know how no negócio. Além disso, notamos a indisponibilidade de recursos por parte dos fornecedores, o que prejudicava os prazos do projeto do cliente final”, conta Claudio Rosa, Gerente do SAP Solution Center.

O SAP Solution Center atua em novos projetos e na manutenção das necessidades do dia-a-dia das corporações, tendo a flexibilidade necessária para fornecer serviços conforme a necessidade e o período de cada cliente. A metodologia de gestão de desenvolvimento da GSW é certificada e atesta qualidade do produto final, que conta com ferramentas de avaliação do desempenho por meio de indicadores de SLA (Service Level Agreement) e uma equipe dedicada aos testes dos projetos desenvolvidos pela GSW.

Para conhecer mais sobre o SAP Solution Center, acesse: www.gsw.com.br.

 

Box: Conheça todos os serviços oferecidos pelo SAP Solution Center:

 

Projetos:

Indicado para a implantação de novos módulos, atualização de versão ou novas necessidades. São realizadas todas as etapas de um projeto, como: planejamento, análise dos recursos disponíveis, consideração da cultura e modelo de gestão das organizações envolvidas, gerenciamento de riscos, envio periódico de status report do projeto, além do gerenciamento das mudanças, envolvendo sempre sistemas, processos e pessoas.

 

Consultoria:

A consultoria SAP é uma excelente opção para melhorar o desempenho dos processos de negócio por meio de profissionais especialistas em serviços como: análise dos processos de negócio, identificação de melhorias no processo, treinamento de usuários e suporte à área de negócio.

 

Fábrica de desenvolvimento:

Solução inteligente para aumentar a produtividade dos serviços SAP. Isso porque a Fábrica proporciona diversos benefícios, como a possibilidade de adequar a equipe para atender picos de trabalho com mais qualidade e produtividade. Conta com profissionais especializados nas tecnologias específicas SAP, como: ABAP SAP Netweaver BW BO PI/Idoc

 

Treinamento SAP

Visa à formação de profissionais nos módulos funcionais do SAP/R3, fornecendo

conhecimento adequado sobre processos, conceitos e recursos das ferramentas SAP.

 

Infraestrutura

Algumas organizações não têm os recursos necessários para a gestão dos riscos, processos e custos associados à administração do ambiente SAP. Assim, se expõem a riscos de segurança e deficiência no desempenho dos sistemas. A GSW pode administrar o ambiente SAP das empresas com serviços como: gerenciamento de ambiente, dimensionamento de máquina, tunning de ambiente e gerenciamento de riscos.

 

Help desk

O Serviço HelpDesk SAP visa solucionar problemas de caráter funcional e técnico por meio da implementação de melhorias, capacitação de usuários e apoio para manutenção do ambiente SAP do cliente, sempre contando com agilidade, segurança e qualidade no atendimento de suas necessidades conforme nível de SLA (Service Level Agreement).

 

 

 

Newsletter: Edição 014 – Ano 2012

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