Desenvolvimento de líderes

desenvolvimento_lideresProcurar bons líderes no mercado ou desenvolver os gestores?

Frequentemente as grandes empresas tem gerado muita discussão em torno da questão da liderança e sua importância para a melhoria de resultados no modelo de gestão de pessoas. O grande desafio é encontrar gestores bem preparados...

desenvolvimento_lideresProcurar bons líderes no mercado ou desenvolver os gestores?

Frequentemente as grandes empresas tem gerado muita discussão em torno da questão da liderança e sua importância para a melhoria de resultados no modelo de gestão de pessoas. O grande desafio é encontrar gestores bem preparados para liderar e, segundo consultores de gestão e recursos humanos, a melhor solução é buscar a formação desses profissionais, e não buscá-los no mercado.

Mas a grande dúvida é compreender o que realmente é ser um líder. Esse conceito está baseado nas mais variadas leituras e análises.

Entretanto, alguns aspectos são bastante comuns na maioria deles: como as pessoas veem esse profissional e o que ele realmente transmite para seus liderados.

Segundo Alexandre Guilherme Geara Guedes, Coach da empresa Geara & Guedes Coaching e Consultoria Organizacional, o líder deve orientar, treinar, e estimular seu time a dar o seu melhor no desempenho de suas funções, além de dar e buscar constantemente um feedback e trabalhar a formação de equipes de alto desempenho. “Posso dizer que o bom líder é aquele que sabe orientar, estimular as pessoas, estabelecer metas, atuar como coach e cobrar resultados, baseando suas ações em valores e princípios”, completa.

É muito importante que o líder saiba ainda o que está transmitindo a sua volta. Passar confiança em seus atos e palavras na medida em que coloca em prática o que diz é um das características mais importantes numa boa liderança, pois reflete credibilidade e segurança em suas ações.

“A qualidade das lideranças tem melhorado muito nas empresas, principalmente pelo aumento do número de treinamentos realizados. As organizações terão melhores resultados se investirem no desenvolvimento, oferecendo a esse público cursos e treinamentos específicos para o tipo de negócios”, afirma Guedes.

Mas como identificar profissionais potenciais? “Existem vários testes, dinâmicas e processos que auxiliam na identificação das pessoas com esse potencial”, diz Guedes. Segundo o Coach, a identificação também pode ser feita através de observação das atitudes que as pessoas assumem diante dos desafios diários. “As ações, a maneira com que ela lida com os diversos relacionamentos e principalmente os resultados que são apresentados na realização do trabalho sob sua responsabilidade também são formas de identificar um profissional líder”, completa.

É importante que os profissionais candidatos a líderes fiquem atentos, pois desenvolver a liderança internamente nas empresas é melhor do que buscar no mercado, principalmente pela carência desses profissionais. “Pelo fato dos colaboradores internos já vivenciarem a cultura e valores da empresa, o processo de preparação de um líder tem bem mais eficaz”, finaliza Guedes.

O verdadeiro líder acredita nas competências de liderança e os pratica de forma natural, fazendo com que as pessoas a sua volta percebam isso. E a consequência de todo esse trabalho certamente é o reconhecimento.

Newsletter: Edição 004 – Ano 2010

Leia Também:

 

Olá, Tudo Bem?
Se precisar estamos a disposição.

Receba nossa newsletter

Fique tranquilo não enviamos e-mails em excesso.

Nome
E-mail
Assunto
Selecione

  • Desenvolvimento de Sistemas
  • SAP Solution Center
  • Gestão Tributária
  • Comércio Exterior
  • BPO Tributário
  • CRM & Mobile